12.4.11

Criatividade, excentricidade, sonhos...

... tecnologia, arte, experimentações, falhas, investigações, estudos e... inovação.


Nesse caso...não estou falando de design, nem de moda, mas poderia, como já se falou tantas vezes. O que digo agora é que inovação e criatividade é papo pra muita gente... em termos de ofício, mas pra poucos em termos de essência. Os criativos podem e estão em todas as áreas, e bom pra eles! E para nós! E para todos que gostam de novidades, que apreciam algo diferenciado, estudado, caprichado e muito, muito bem sacado.


Estou falando de Ferrán Adriá, considerado o melhor chef do mundo na atualidade. Mas de comida é o que menos estou falando... Adriá é o precursor da tão comentada culinária molecular, mas a definição que li não lembro onde deve mais correta: culinária exploratória. Já que... suas criações são nada convencionais e reúnem o talento culinário, com estudos específicos e muita criatividade.

Naquela aula de história da arte... quando você ouvia falar que os artistas estavam no "estado das artes"... esse pico de inspiração, essa completa doação ao que está sendo concebido é o tal estado, e Adriá está no seu. 
Se ele é cozinheiro ou artista, chef ou um maluco criativo, não nos cabe definir, o que nos cabe é reconhecer o seu trabalho, apreciar, (se não com as papilas, pelo menos com os olhos), e tirar grandes lições.




“Na cozinha não deve haver polêmica. Já temos tantos problemas na vida. Cozinhar é um ato de prazer. Então, quando cozinhamos devemos fazer o que quisermos. É para sermos livres. Liberdade, liberdade, liberdade. Para cada cozinheiro fazer em sua cozinha e servir em seu restaurante o que quiser. Não vou aqui ficar defendendo a tecnologia. Somos velhos demais para entender tecnologia. Se o cozinheiro quiser algumas delas, ótimo; se não quiser, também tudo bem. Eu mesmo experimento várias e uso só aquelas que gosto” 
Adriá
via Commidinhas, também...

Um comentário:

  1. muito bom... isso me fez lembrar molecule da uma olhada: http://www.youtube.com/watch?v=JRpEpQPULNI

    ResponderExcluir